Sobre

O ano de 1996 é um marco na história da informatização do processo eleitoral brasileiro, quando eleitores de 57 cidades tiveram o primeiro contato com a urna eletrônica. Nas Eleições Municipais de 1996, os votos de mais de 32 milhões de brasileiros – um terço do eleitorado da época – foram coletados por cerca de 70 mil urnas eletrônicas. Fonte - TSE

Votação Brasil

O Votação Brasil é a sua plataforma sem fins lucrativos, não partidária, que tem o objetivo de manter os eleitores engajados no processo democrático. Oferecendo recursos online, confiáveis e acessíveis para que os eleitores tenham mais informações e melhor entendimento sobre as eleições brasileiras.

A iniciativa do projeto foi colocada temporariamente no ar em 2020, com o endereço rio2020.com.br. Servindo como teste inicial e cobriu apenas as eleições no município do Rio de Janeiro. Permaneceu 2 meses no ar e obteve mais de 20.000 visitas.

Em 2022, o Votação Brasil inicia o seu compromisso em oferecer recursos aos eleitores, disponibilizando as informações necessárias para que exerçam o seu direito e dever cívico (O voto). Nas eleições do ano vigente, é oferecido informações básicas e tem uma equipe que está trabalhando constantemente para evoluir a plataforma.

A Missão

A missão do Votação Brasil é usar a tecnologia para simplificar o engajamento político, aumentar a participação dos eleitores e fortalecer a democracia brasileira.

Os dados

Os dados sobre os candidatos são obtidos no Portal de Dados Abertos do TSE. O portal concretiza as premissas estabelecidas na Política de Dados Abertos do Tribunal Superior Eleitoral (Portaria TSE nº 93/2021) com a disseminação dos dados abertos do TSE por meio de site próprio na internet.

Os arquivos fornecidos podem ser importados para qualquer programa estatístico, base de dados ou planilha eletrônica. Consultas, filtros e cruzamentos são de responsabilidade da pessoa interessada em analisar os dados.